Novas tecnologias educacionais, segurança digital, laboratórios virtuais hospedados na nuvem, plataformas de ensino à distância. São infinitas as possibilidades de aprimoramento quando o assunto é Tecnologia da Informação – TI e novas ferramentas disponíveis às Instituições de Ensino Superior – IES.
A forma como a TI é utilizada e integrada às atividades acadêmicas pode variar, mas o ponto comum é o fato de que as Instituições de Ensino estão cada vez mais atentas sobre como lançar mão dessas novas tecnologias para melhorar sua eficiência e qualidade.
Estudo conduzido no final de 2022 pela Cortex, plataforma de vendas B2B, mostrou que o setor educacional nacional já está entre os dez que mais investem em tecnologia.
Porém, há uma linha muito tênue entre gasto e investimento.
Para seguir investindo, as IES precisam usar seus recursos com inteligência. Em se tratando de TI, conhecer as principais formas de otimizar os aportes, reduzindo custos desnecessários, é essencial, é se manter na vanguarda!
Quais os principais custos que envolvem uma estrutura de TI?
A depender do tamanho, atuação e demandas específicas de cada IES, os custos com TI irão variar significativamente.
Mas os principais são: hardware e software, seguido de pessoas, segurança e manutenção.
O item hardware pode ser um dos mais expressivos quando a opção é ter servidores, computadores, armazenamento e outros itens próprios – tornando estas despesas não só significativas, mas podendo ser um dos maiores custos associados à tecnologia.
E como nenhuma máquina funciona sem um software, há de se considerar também gastos consideráveis com sistemas operacionais, aplicativos, ferramentas de segurança e gerenciamento de dados, entre outras soluções.
Salários e benefícios de funcionários de TI, administradores de sistemas, engenheiros de rede, analistas de segurança, desenvolvedores de software, por exemplo, são uma grande parte do orçamento de TI de uma instituição. E para mantê-los é preciso investir em cursos, certificações e treinamento.
Já o dispêndio com suporte e manutenção incluem suporte técnico, reparos de hardware e manutenção de software. E o item segurança, uma das maiores preocupações atualmente, é outra fatia considerável aplicada em antivírus, firewalls, sistemas de detecção de intrusão e outros mecanismos de defesa contra ameaças cibernéticas.
Saber identificar onde a IES está gastando mais e como otimizar custos sem comprometer a eficiência dos sistemas não é tarefa fácil.
Agora que você já sabe quais os principais custos que envolvem o desenvolvimento da TI, vamos te mostrar quem é a Triple S e o que ela pode te ensinar sobre redução de custos.
Quem é a Triple S
Especializada no desenvolvimento de infraestruturas para ambientes de missão crítica, a Triple S atua no mercado de tecnologia há 23 anos, soma 2.300 projetos, mais de 500 certificações e caminha para se tornar uma das maiores empresas provedoras de serviços gerenciados do Brasil.
Principal associada da VMware no Brasil, a mais antiga no território nacional, a empresa planeja, implementa e sustenta ambientes VMware desde 2002. É também reconhecida e premiada pelo fabricante em diversas ocasiões. Em 2021, conquistou o prêmio de melhor parceiro da América Latina de Lifecycle Services, por conquistar e manter clientes pela qualidade de seus serviços.
Como parceira AWS (Amazon Web Services), a Triple S atende o mercado brasileiro como provedora de soluções e serviços gerenciados nas disciplinas de infraestrutura de datacenter, como disponibilidade, continuidade, segurança, escalabilidade, gerenciabilidade, conectividade e governança e DevOps.
Além de todo esse know how, a premissa de sempre criar soluções disruptivas e inovadoras, atendendo a necessidade das empresas clientes de forma eficaz e efetiva, trouxe para a provedora mais uma recente conquista: Triple S foi eleita ‘Partner of the year AWS Enterprise Workloads -VMware’, em setembro de 2022, durante o ‘AWS Summit São Paulo’, na capital paulista.
O “Enterprise Workloads Partner of the Year” é um prêmio concedido às empresas com desempenho e colaboração excepcionais no fornecimento de soluções AWS, reconhecendo especialmente a qualidade dos serviços de implementação de VMWare Cloud on AWS – uma conquista extremamente significativa da Triple S e que reforça, ainda mais, seu compromisso e atuação como parceiro Advanced.
A Triple S faz parte da comunidade AWS que conta com mais de 100 mil parceiros em mais de 150 países. Essa rede ajuda empresas de todo planeta a encontrar fornecedores de qualidade que possam, por meio de tecnologia, gerar maior valor para os seus negócios, aumentar a agilidade e reduzir os custos.
No Brasil, a Triple S se destaca ao oferecer soluções ponta a ponta da AWS para clientes em qualquer estágio da jornada para a nuvem, da consulta no design da solução inicial até a modernização de aplicações, otimização e suporte. E é a própria Triple S que vai te mostrar como economizar com TI, confira!
3 formas de reduzir custos com infraestrutura de TI
1- Consolidação de datacenters
A consolidação de datacenters reduz custos de infraestrutura à medida que permite a execução de vários aplicativos em um único servidor, reduzindo a quantidade de hardwares necessários, bem como energia e refrigeração.
2- Migração para a nuvem
Migrar para a nuvem é eliminar a necessidade de comprar e manter servidores e assim reduzir custos notadamente. Em vez de investir em servidores próprios, a instituição pode migrar suas aplicações para a cloud utilizando serviços da AWS por meio da Triple S, e pagar apenas pelo que utilizar, sem precisar se preocupar com manutenção de hardware e atualizações de software.
3- Virtualização de Apps e Desktops
Com virtualização de aplicativos e desktops é possível criar vários ambientes de servidor em um único hardware físico, ajudando a reduzir custos de TI, economizando máquinas, tempo, espaço físico, energia elétrica e ainda despesas associadas à manutenção, segurança e migração. Aqui mesmo no BLOG você pode, inclusive, ler mais sobre “Laboratórios Virtuais” clicando AQUI, temos um artigo completo sobre o tema!
Tem dúvidas? Consulte o time de especialistas da Triple S, eles podem te ajudar. Chame pelo link de contato ou pelo telefone (11) 2135-8383.
(Com informações da Cortex Intelligence)
Publicado em 17 de abril de 2023