Cases de sucesso

Case de sucesso BTP – Brasil Terminal Portuário

Em operação desde 2013, a BTP vem se destacando como um dos principais operadores portuários do país. Com a cultura da sustentabilidade e segurança das pessoas e cargas em seu DNA, a empresa une importantes diferenciais competitivos que permitem resultados de altos níveis em suas operações. O local onde o terminal está instalado foi considerado um dos maiores passivos ambientais do Estado de São Paulo, e o maior em área portuária do país. Assim, a BTP iniciou o processo de remediação ambiental da área, concluindo o projeto em 2012, revitalizando totalmente o local.

A BTP já possui em seu quadro mais de 1.300 colaboradores diretos, para tanto, investe, constantemente, em treinamento e qualificação profissional, sendo um dos únicos terminais do país com um centro de treinamento operacional próprio, dispondo de um dos mais modernos simuladores em área portuária do mundo.

Além disso, a BTP faz toda a logística de cargas entre Santos e outros terminais portuários no Brasil e também no mundo. Em toda sua trajetória a BTP enfrentou várias transformações, inclusive tecnológicas, e sempre buscando a melhor solução para atender todos os processos, trouxe a automatização e modernização da companhia.

Com vistas a melhorar ainda mais a segurança e o resguardo de dados críticos, implantamos o backup e um armazenamento seguro de dados.

Em resumo, a BTP precisava disponibilizar informações como: gravações, imagens, vídeos e documentos em um local seguro, num período de tempo determinado para a fiscalização da Receita Federal, mantendo o controle de entrada e saída de contêineres do porto.

O período de retenção destes dados obrigatoriamente deveriam ser feitos num período de 5 a 6 anos, mínimo exigido pela Polícia Federal. Com a expertise e conhecimento necessário para solucionar problemas referentes a armazenamento, segurança e backup, a Triple S em parceria com a AWS entraram em ação.

Analisando todos os pontos minuciosamente, a Triple S chegou a conclusão que para suprir com excelência as necessidades da BTP a solução ideal era o serviço de armazenamento S3 da AWS.

Assim, a Triple S iniciou o processo de guarda desses arquivos no S3 da AWS utilizando também o Veeam para backup, tendo a imutabilidade para garantir a existência dos dados em nuvem, bloqueando qualquer tipo de modificação ou exclusão dos mesmos.

Através do processo Object Lock foi possível ter estes recursos de imutabilidade e versionamento, possibilitando estender essa área de armazenamento pelo período obrigatório estipulado pela Polícia Federal, e num período mais curto “dentro de casa” evitando o volume de dados e reduzindo custos. Após esse período, os arquivos são transferidos para o S3 da AWS.

Todos os dados são guardados com segurança até o fim do prazo para a fiscalização, de forma imutável, e ao mesmo tempo é possível fazer o transicionamento da área do S3 Standard para uma área do S3 Glacier, o qual possui um custo muito mais atrativo para dados a longo prazo.

Diversos outros pontos foram surgindo ao longo de todo o processo, outras necessidades não mapeadas acabaram aparecendo, como atualizações, aquisição de licença para ferramentas específicas, necessárias para atingir o resultado. A Triple S atendeu todas com excelência e rapidez, dando continuidade no trabalho, sem que ocorressem atrasos.

A Triple S conseguiu extrair o melhor da solução para garantir a integridade e segurança de todos os dados, de forma automatizada e ao mesmo tempo, estando no local, utilizando as classes de armazenamento para buscar o melhor custo benefício, aumentando também a durabilidade do dado, oferecendo a cópia dos dados em zonas de disponibilidade distintas, evitando a perda caso algum problema ocorra.

Por fim, os resultados foram alcançados. A Triple S forneceu a solução perfeita para suprir todas as necessidades da BTP, extraindo o máximo dela, reduzindo custos, aumentando a segurança do backup e armazenamento e tendo a imutabilidade, superando assim por completo o desafio.

Publicado em 9 de agosto de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *